• Comunicação MVA Contabilidade

Competências Essenciais para as Finanças da Empresa

Atualizado: Set 4



No mundo dinâmico em que vivemos, fala-se muito sobre as competências que as empresas devem possuir para se manterem sadias e ativas no mercado. Essas competências, em boa parte das análises, focam em marketing e gestão de pessoas. São áreas do conhecimento muito significativas, sobretudo quando se fala em uma realidade que cada vez mais contempla profissionais autônomos/liberais, co-working, mídias digitais, aplicativos diversos.

Segundo o consultor financeiro, professor e autor dos best sellers “Empreendedores Inteligentes Enriquecem mais” , “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” , “Dinheiro: os Segredos de quem Tem”, Gustavo Cerbasi, as empresas devem atentar-se principalmente para algumas competências financeiras se deseja ser sustentável e lucrativa. Abaixo cada uma delas.

Tenha números confiáveis

Muitas vezes acontecem problemas financeiros porque o empresário desconhece seus números e o que significam para tomar decisões. “Valorize seu contador. Tem que perguntar para ele o que significa aquela conta. Quanto mais você conhece os números, mais vai se atentar às mudanças que podem ocorrer”, afirmou Cerbasi na Feira do Empreendedor SP, 2016.

Trabalhe com orçamento claro

O orçamento deve ser um instrumento de planejamento e suporte do gestor. A partir do histórico do que foi gasto e dos planos da empresa, é possível prospectar o orçamento futuro e, havendo necessidade garantir linhas de crédito que se refiram a financiamentos e não empréstimo (porque o primeiro tende a ser mais “barato” que o segundo)

Faça controle da evolução dos resultados

O autor afirma que não adianta fazer um orçamento sem acompanhar o resultado. É projetando, errando e corrigindo que os planos vão ficando mais eficientes.

Valorize os números na hora da decisão

Mais uma vez o contador pode ajudá-lo. Decisões tomadas por emoção – sem análise dos números que se tem à disposição – podem levar ao fim da empresa. Use a informação disponível nas demonstrações contábeis, tire dúvidas, conheça seu fluxo de caixa, o custo médio dos produtos vendidos, além das linhas de crédito e de avaliar as opções disponíveis entre utilizar capital próprio e capital de terceiros.

Tenha pessoas de confiança e capazes

Cerbasi destaca que a confiança é um valor muito exaltado pelos empreendedores na escolha e manutenção dos seus funcionários – sobretudo quando se trata de empresas familiares. Porém, não se pode deixar de lado a capacidade de quem executa o trabalho. Segundo ele “Quando o negócio engrena precisa de um padrão mais técnico. A empresa precisa ter um sistema financeiro tão eficaz que nunca precise confiar nas pessoas”.

Alguns livros do consultor:

Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

Dinheiro: os segredos de quem tem

Como Organizar sua Vida Financeira

Fontes:

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2019/11/como-conquistar-inteligencia-financeira-nos-negocios.html

https://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-SP/noticia/2016/02/5-competencias-essenciais-para-financas-da-sua-empresa.html

0 visualização
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

61 3202-5660

fale conosco

61 3202-5660