• Comunicação MVA Contabilidade

Como a sua empresa pode enfrentar a crise?

Estamos hoje, no mundo inteiro, vivendo um momento difícil para todos os empresários. O fechamento dos comércios, a impossibilidade de prestação de certos serviços, além da tensão – que se tornou habitual – impactam diretamente nos nossos negócios. Do ponto de vista econômico, estima-se que às perdas mundiais poderão somar 1 trilhão de dólares.

Mas o que fazer para minimizar essas perdas e obter bons resultados? Abaixo selecionamos algumas dicas que podem ajuda-lo.

1-     Ajustar a produção e oferecer novos serviços

Mais do que nunca, é preciso avaliar quanto se vende para poder diminuir compras desnecessárias de insumos para a produção. Ter um bom conhecimento das suas informações contábeis (como o custo dos produtos vendidos, quantidades e receita) pode ser um importante aliado nesse momento.

Uma outra saída – que já está sendo bastante utilizada por restaurantes – é oferecer novos serviços. Hoje em dia a tecnologia possibilita vendas remotas de todo tipo de mercadoria. Algumas grandes empresas, inclusive, estão disponibilizando suas plataformas para pequenos empreendedores (a Magazine Luiza é uma delas).

Quando falamos em novos serviços, não estamos somente nos referindo a forma de comercialização e entrega, mas também repensar o produto como um todo. Oferecer uma consultoria on line associada à compra é uma opção, utilizar datas comemorativas como “pretexto” para vender produtos que habitualmente não são encontrados no seu estabelecimento, etc. Nesse ponto, a criatividade será o grande diferencial!

2-   Levantamento de Despesas e Receitas para redução de gastos

Assim como ocorre no nosso orçamento doméstico, é bem provável que nem todas as despesas da sua empresa sejam úteis/necessárias. Nesse sentido, conhecer detalhadamente com o que se gasta é fundamental para saber onde cortar, uma vez que muito provavelmente a receita irá diminuir.

Nesse item, podemos utilizar as Medidas Provisórias do governo e avaliar o que pode ser feito na folha de pagamento, cortar a compra de insumos que não serão utilizados no período, negociar contratos, etc.

Além de cortar, muita atenção para não contrair novas despesas que não sejam totalmente necessárias.

Com relação às receitas, como já estamos há algum tempo vivenciando essa situação, é possível fazer projeções mais realistas para o futuro – considerando o cenário atual. Essas prospecções podem auxiliar na definição do quanto é necessário cortar (nos gastos).

3-   Preservar o Capital de Giro e Avaliar as Opções de Linhas de Crédito

Segundo o consultor Fernando Guimarães, da Guizmac Associados Consultoria (em entrevista concedida à Gazeta do Povo) as empresas já estão, de uma forma geral, endividadas (em especial as menores). Nesse caso, se não houver preservação de caixa elas não irão sobreviver a uma crise que abale as receitas por período prolongado. Por isso, ele aconselha que a empresa preserve o capital que puder nesse momento.

Cabe também uma conversa com o gerente do banco para avaliar as opções disponíveis. O Banco do Brasil, por exemplo, anunciou que começou a liberar as operações de crédito para garantir a liquidez financeira das micro e pequenas empresas. Outros bancos estão com linhas semelhantes, algumas delas vinculadas ao BNDES. Dependendo da situação da sua empresa, pode ser uma excelente saída.

4-   Promoções e Aproximação com os Clientes

Temos mais que nunca que lembrar de estar na vida do cliente. Realizar promoções para compras futuras, oferecer assistência técnica, enviar mensagens pelas mídias sociais sobre o trabalho da sua empresa… Enfim, se fazer presente é mandatório nessa fase – inclusive fazendo trabalho voluntário se esse for possível.

Sempre há algo que a sua empresa pode fazer pelo cliente e nesse cenário qualquer ajuda é bem vinda e é uma importante ferramenta de aproximação, engajamento e identificação com a marca.

Fontes: 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/coronavirus-deve-causar-perdas-de-us-1-tri-economia-mundial-em-2020

https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2020/04/03/coronavirus-pequenos-negocios-empreendedor-como-lidar-com-crise-sobreviver.htm

https://www.agazeta.com.br/es/economia/da-pequena-a-grande-empresa-como-sobreviver-a-crise-do-coronavirus-0320

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/oito-estrategias-para-ajudar-as-empresas-contra-a-crise-do-coronavirus/

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/coronavirus-empresa-melhores-praticas-durante-pandemia/

0 visualização
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

61 3202-5660

fale conosco

61 3202-5660